Acessar

Apresentação

Origem e Objetivos

A Casa de Plínio Salgado é uma instituição civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal a difusão da Obra e a preservação da Memória de Plínio Salgado.

Fundada em 10 de outubro de 1981, por um grupo de amigos, admiradores e correligionários, entre estes alguns Integralistas da Velha Guarda, como o saudoso Dr. Ruy Arruda Camargo como o principal mentor e cabeça do empreendimento; a Da. Carmela Patti Salgado, o Dr. Genésio Pereira Fo., Dr. Damiano Gullo, Prof. Adolfo Vasconcelos Noronha e vários outros cuja memória nos falha; alguns membros do Grêmio Cultural da Juventude, os “Águias Brancas” (organização de jovens integralistas do início da década de 50), entre estes o Prof. Carvalho, Dr. Gumercindo Rocha Dorea, Dr. Leovegildo Pereira Ramos, e vários outros.

Tendo militado no jornalismo, Plínio Salgado nos deixa um rico e variado acervo, abrangendo praticamente todas as áreas da literatura, desde a poesia, o romance; sociologia, política; mas acima de tudo ele nos deixa a Doutrina Integralista, através da qual ele nos passa o verdadeiro sentido de cidadania responsável, patriotismo sem fanatismo, nacionalismo sem xenofobismo, sem preconceitos.

Ao mesmo tempo, atuando como guardiã da Doutrina Integralista a Casa de Plínio Salgado mantém um corpo de colaboradores de notório conhecimento que estará sempre apto a atender aqueles que se interessam em conhecer a Doutrina Integralista e a história do maior movimento Cívico Social Cultural, Nacionalista e Patriótico que jamais surgiu no Brasil. Esta, sem dúvida, a maior de todas as obras daquele Ilustre Brasileiro.

Sendo uma entidade “sem fins lucrativos”  a Casa de Plínio Salgado passa a depender da contribuição espontânea de seus associados, situação precária, diga-se de passagem, pois acontece que os mais antigos, aqueles que vinham da “Velha Guarda”, e que com regularidade nos garantiam com suas valiosas colaborações, já não estão mais entre nós. Como dizia nosso Saudoso Chefe, um após outro, eles vão sendo transferidos para a “Milícia do Além”

Hoje nós estamos tentando recompor o quadro dos contribuintes, pois, a instituição tem compromissos intransferíveis que precisam ser pagos se quisermos continuar exercendo a “honrosa tarefa” da preservação da Memória de Plínio Salgado.

Falar de Plínio Salgado e de sua extensa e abrangente Doutrina Integralista não é tema para ser contido em um simples texto de apresentação. É assunto para livros!

A Casa possui um estoque de livros para venda, cuja relação precisa ser reformulada, o que será feito oportunamente, após o que, será exposta para o público.

Presidente
Prof. José Baptista de Carvalho




Correspondências

Caixa Postal 1156 - CEP 01032-970
São Paulo, SP
cps@pliniosalgado.org.br